quinta-feira, 26 de julho de 2012

Teste é rápido e alerta contra as hepatites

Até a próxima sexta-feira (27), a população tem acesso gratuito a testes rápidos de hepatite C, no Hospital Universitário João de Barros Barreto. A ação tem a parceria da Sociedade Brasileira de Hepatologia. O exame é feito através de coleta de sangue e o resultado sai em cerca de quinze minutos. A dona de casa Edinanda Costa soube da realização do exame e foi logo cedo até o hospital em busca do serviço. “Já tinha pensado muitas vezes em fazer o teste, mas ainda não tinha conseguido. A gente tem a preocupação de ter algo, principalmente por conta dos cuidados com materiais de fazer unha, nem sempre é feito da maneira adequada, às vezes, na pressa, a gente acaba indo em qualquer lugar”, conta.

E é justamente através de materiais como alicates e tesouras que acontecem o maior número de contaminações. “Esses instrumentos muitas vezes não são esterelizados corretamente. O número de pessoas contaminadas vem aumentando e a forma de contaminação é evitável”, afirma o médico Eduardo Leitão, diretor do Barros Barreto.

A doença é assintomática na maioria das vezes, por isso a importância da prevenção. Descoberta precocemente, a hepatite C tem de 60% a 90% de chances de cura. “É importante que a população tenha consciência de que se deve evitar a contaminação. A doença é silenciosa e a evolução é para uma cirrose hepática. Nesse estado passa a ter indicação de transplante de fígado”, alerta o médico.

A ação do hospital Barros Barreto é alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites, comemorado no dia 28 de julho. Foram disponibilizados 3 mil testes, realizados gratuitamente no hospital, de 08h às 17h. Nos anos de 2010 e 2011, somente no hospital, foram diagnosticados 72 casos de hepatite C.

O teste é feito rapidamente e o resultado leva de quinze a vinte minutos para ficar pronto. Caso dê positivo, o paciente é encaminhado para um novo exame, que vai confirmar a doença. “Caso a doença seja confirmada, disponibilizamos o tratamento e os medicamentos. O tempo de tratamento varia muito, dependendo do estágio de infecção e do tipo de vírus”, explica o diretor.

Para informar a população sobre as formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento dos tipos B e C da doença, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fará no próximo sábado no Terminal Rodoviário de Belém ação educativa para os veranistas. A hepatite pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. Em 2010, foram notificados 3.086 casos de hepatites virais no Pará. 338 de hepatite B e 184 de hepatite C. No ano passado, foram 269 casos do tipo B e 81 do tipo C. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, também informa que até o dia 23 de julho deste ano já foram confirmados, só no Pará, 286 novos casos de hepatite B e outros 47 com hepatite C. Estão em tratamento completo das hepatites virais B e C, com o apoio do Ministério da Saúde, 454 pacientes, dos quais 218 para hepatite B e 236 para hepatite C.

TRANSMISSÃO

Segundo Márcia Iasi, médica hepatologista da Coordenação, as hepatites virais podem ser transmitidas através de relação sexual sem o uso de preservativo, o uso compartilhado de agulhas, seringas, navalhas, materiais para manicure e pedicure, aparelho de barbear, por equipamentos não esterilizados em procedimentos médico-odontológicos, tatuagem, colocação de piercing e acupuntura.

A hepatite C pode ser classificada em aguda e crônica e, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Apenas 6% dos portadores da doença apresentam indícios, como o cansaço e a sensação de estafa. “A maioria só nota que está doente após muitos anos depois da infecção, quando a doença já está em fase avançada”, afirma Iasi. A melhor forma é não compartilhar os mesmos materiais cortantes e invasivos.

Para descobrir se a pessoa tem ou não hepatite C é necessário o teste rápido, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. A doença possui tratamento oferecido pelo SUS, oferecidos em Belém na Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Clínicas e Hospital Barros Barreto. Os medicamentos são disponibilizados gratuitamente. Já a hepatite B pode ser prevenida com a vacina, disponível em três doses nas Unidades de Saúde para pessoas até 29 anos. Acima de 29 anos, a vacina contra a hepatite B também é oferecida para: manicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C e do HIV, bombeiros, policiais e profissionais de saúde. 

Fonte: http://www.diariodopara.com.br/N-159058-+TESTE+E+RAPIDO+E+ALERTA+CONTRA+AS+HEPATITES.html

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Nobel de Medicina diz que cura da aids está à vista

A virologista francesa Françoise Barre-Sinoussi, que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 2008 como parte de uma equipe que descobriu o vírus da imunodeficiência humana (HIV), diz que a cura para a aids está à vista, após o anúncio das últimas descobertas.
Ela citou o caso de paciente de Berlim que parece ter sido curada por um transplante de medula óssea, "o que prova que encontrar uma maneira de eliminar o vírus do corpo é realista".
Outras fontes de otimismo, segundo Barre-Sinoussi, são a pequena minoria de pacientes, menos de 0,3%, que não apresentam sintomas da doenças mesmo sem nunca receber tratamento, e um pequeno grupo na França, que recebeu medicamentos antirretrovirais e agora vive sem tratamento ou sintomas da doença. "Há esperança ... mas não me pergunte para uma data porque não sabemos."
A virologista também disse que seria possível "em princípio" eliminar a pandemia da aids até 2050, se as barreiras ao acesso a medicamentos forem eliminadas.
Aproximadamente 25 mil pessoas devem participar de uma manifestação no domingo, em Washington, para exigir uma ação global mais firme contra a epidemia.
O número de mortes pela infecção está em queda em várias partes do mundo, enquanto o número de pessoas em tratamento subiu 20% entre 2010 e 2011, alcançando 8 milhões de pessoas, a maioria nos países mais pobres.
Mais que 34 milhões de pessoas no mundo todo estão vivendo com o vírus HIV, e 30 milhões morreram de doenças relacionadas à aids desde a década de 80, quando a doença foi descoberta, de acordo com a Agência das Nações Unidas de Luta contra a Aids (Unaids). As informações são da Dow Jones.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5969917/nobel-de-medicina-diz-que-cura-da-aids-esta-a-vista.aspx

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Hospital Metropolitano realiza campanha de prevenção a acidentes na BR

Nesta sexta-feira, 20, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realiza campanha com o objetivo de conscientizar os motoristas na saída de Belém rumo aos balneários. Os condutores receberão panfletos com orientação sobre a direção consciente, sobre o uso de cadeirinhas e sobre os efeitos do álcool na direção. A ação se concentra em frente ao Hospital Metropolitano, na BR-316, no sentido de saída da cidade. O tema da campanha é “Motorista Consciente, Verão sem Acidente”. Funcionários e médicos do HMUE participarão da campanha.
Em 2011 o Hospital Metropolitano registrou 3024 atendimentos somente a vítimas de acidentes de moto. Em acidentes envolvendo carro, foram 3111 vítimas registradas no HMUE, totalizando 6135 pessoas. O número cresceu quase o dobro em relação a 2010, onde foram registrados 3550 atendimentos a vítimas de acidentes no trânsito. Segundo as estatísticas do Hospital Metropolitano, nos 10 primeiros dias de julho deste ano, foram atendidos 237 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, sendo 92 por colisão, 99 por moto, 3 de bicicleta e 43 atropelados. No mesmo período do ano passado, foram 200 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, sendo 75 por colisão, 87 por moto e 38 atropelados.
Preocupado com essa estatística, o Instituto de Saúde Santa Maria (Idesma/OSS), responsável pela administração do HMUE, realiza novamente a campanha, assim como fez durante o mês de julho de 2011 e no carnaval de 2012, como forma de prevenir os acidentes, principalmente em decorrência da relação do álcool x direção. Durante a ação será feita uma abordagem especial aos motociclistas, para conscientizá-lo sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
A Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizou uma pesquisa que mostra que o percentual de homens que afirmaram ter dirigido após o consumo abusivo de álcool ainda é superior ao das mulheres – 3% contra 0,2% -, porém o consumo abusivo de bebidas alcoólicas por mulheres vem apresentando tendência de crescimento. Além da associação entre direção e bebida alcoólica, o excesso de velocidade e direção imprudente também são fatores de risco no trânsito. Por isso a parceria do HMUE com a PRF, para tentar diminuir esse tipo de infração.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/pauta.asp?id_pauta=4011

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Hospital de Clínicas age rápido para evitar contaminação na UTI Neonatal

A Unidade Neonatal de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém, não receberá novos pacientes até o próximo domingo (22). A medida de precaução está sendo tomada em virtude do quadro de varicela (catapora), apresentado na última segunda-feira (09), em uma das crianças internadas na UTI. Após o diagnóstico, a criança foi medicada e colocada em isolamento respiratório para evitar contaminar as demais crianças, que também foram submetidas à imunização preventiva.
“Todas as medidas de segurança para prevenir a transmissão de infecção a outras crianças foram feitas, desde o tratamento da criança que apresenta o quadro até a imunização das demais. Como estamos com todos os 10 leitos ocupados, não vamos poder abrir novos. Mesmo que as crianças internadas estejam em condição de alta hospitalar, elas têm de ficar por um período de 10 dias, a partir da entrada. Os demais setores do hospital não sofrem nenhuma interferência”, explica a diretora presidente do Hospital de Clínicas, Ana Lydia Cabeça.
Prestes a completar um mês de vida, a criança diagnosticada com varicela deu entrada no Hospital de Clínicas no último dia 5, encaminhada wplo Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, no município de Bragança, no nordeste paraense, com um quadro de cardiopatia congênita. Após quatro dias internada em Belém, a varicela foi diagnosticada pela equipe médica do hospital. “O quadro se apresentou no quinto dia de internação, ou seja, ainda no período de incubação”, informa Ana Lydia Cabeça.
De acordo com a chefe da comissão de Infecção do Hospital de Clínicas, Andréa Beltrão, a equipe está tomando todas as precauções necessárias para a recuperação da criança. “Ela está fazendo uso de um antiviral, que evita o aparecimento de novas lesões e não implica em nenhuma complicação à cardiopatia”, afirma a médica. Atualmente, a criança permanece entubada, para que seja avaliada a complexidade cardíaca e identificada a possibilidade de uma cirurgia.
Durante os 10 dias, informa Ana Lydia Cabeça, o Hospital de Clínicas encaminhará as mães para outras maternidades. “Já avisamos a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semma) para que os partos sejam encaminhados a outras unidades. Se houver uma mãe que chegue aqui em processo de parto, a equipe obstétrica continua no hospital. Entretanto, contamos com a compreensão das mães, e estamos avisando formalmente às demais maternidades do procedimento que estamos adotando”, ressalta a diretora do Hospital de Clínicas.

Fonte: http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=103514

Sespa e Hospital Metropolitano divulgam ações para o "Verão na Paz"

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência divulgam as ações para o mês de julho, entre elas, a campanha de prevenção a acidentes de trânsito, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Trânsito do Estado (Detran) na rodovia BR-316, em frente ao hospital.
A ação consiste na entrega de material educativo e orientação aos motoristas que estão saindo da capital rumo aos balneários, para que evitem misturar bebida alcoólica e direção. O objetivo é prevenir os acidentes de trânsito. A PRF orienta também os motoristas sobre o uso do cinto de segurança e dispositivo de segurança para crianças.
O cuidado nas estradas deve ser redobrado nesse período. Segundo estatísticas do Hospital Metropolitano, nos dez primeiros dias de julho deste ano, foram atendidos 237 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, sendo 92 por colisão, 99 por moto, três de bicicleta e 43 atropelados. No mesmo período do ano passado, foram atentidos 200 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, 75 por colisão, 87 por moto e 38 atropelados.
Por conta do aumento da demanda nos fins de semana, haverá reforço da equipe multiprofissional no hospital, com o aumento do quantitativo de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A Sespa informa também que a vigilância em saúde do Estado e as coordenações estaduais farão distribuição de insumos e materiais, como folders, lixocar e preservativos masculino e feminino, acompanhados de orientações sobre as doenças e também as melhores maneiras de preveni-las.
As ações têm a parceria das secretarias de Estado de Turismo (Setur) e Cultura (Secult), Corpo de Bombeiros, Polícia civil, Polícia Rodoviária Federal, Centros Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde. O principal objetivo da ação é prevenir, combater, controlar e reduzir a incidência de doenças como o HIV/ Aids, Hepatites Virais e dengues.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/pauta.asp?id_pauta=3999

domingo, 1 de julho de 2012

Instalada em Brasília Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem

O Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE) participou nesta semana, na Câmara, da instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. Durante o ato, ele reafirmou seu compromisso em defesa da redução da jornada de trabalho para 30 horas.


“Estamos nessa luta para garantir o direito da categoria. Aproveitamos para cobrar ao presidente Marco Maia que o projeto seja colocado em votação no Plenário”. O Projeto de Lei nº 2.295/00, que estabelece a jornada semanal de 30 horas para os trabalhadores de enfermagem, encontra-se em fase de tramitação

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, cujo presidente é o Deputado Federal Wilson Filho (PMDB-PB), não se dedicará apenas a lutar pela jornada de 30 horas semanais, mas também de outros assuntos relacionados aos interesses de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do País.

Compareceram ao ato lideranças nacionais de trabalhadores em enfermagem, como Solange Aparecida Caetano (Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros - FNE), José Antônio da Costa (Presidente da Associação Nacional de Auxiliares de Enfermagem – ANATEN), além de representantes dos sindicatos das categorias de trabalhadores do setor, do Conselho Federal de Enfermagem, dos Conselhos Regionais de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem e do Fórum Nacional 30 Horas Já.

Fonte: http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=186941&id_secao=61

Ministros tentam barrar projeto de jornada de enfermagem

O governo federal escalou os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para tentar convencer a base a não votar um projeto que reduz de 42 para 30 horas semanais a jornada de trabalho de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. A proposta foi incluída na pauta da Câmara pelo presidente Marco Maia (PT-RS) após acordo com os líderes. A orientação do governo é para líderes aliados obstruírem a votação retirando quórum do plenário.

A ministra Ideli afirmou que o governo é contra a proposta pelo impacto nas contas públicas em tempos de crise econômica internacional. "A posição é muito clara de não votar matéria que tenha grande impacto por conta da crise, que tudo leva a crer que será longa", disse, ao deixar a reunião com os líderes. "O problema desse projeto é que tem impacto nas contas federais, dos municípios, dos Estados, da iniciativa privada e das entidades filantrópicas", completou.

Coordenador da bancada da Saúde na Câmara, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) divulgou um estudo que prevê um impacto de R$ 7,2 bilhões ao ano com a aprovação do projeto porque seria necessário contratar mais 30% de profissionais para manter o mesmo serviço prestado atualmente. O cálculo inclui gastos do setor privado. De acordo com ele, o maior impacto seria sobre as prefeituras e as Santas Casas. "O projeto é justo, mas o impacto é muito grande e abala o SUS", resumiu.

A secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Glória Maria de Carvalho, disse que a categoria luta pela redução de jornada desde os anos 80. Ela destacou que a redução para 30 horas já foi concedida a assistentes sociais e fisioterapeutas. Glória disse que a proposta foi aprovada pelo Congresso e vetada duas vezes, pelos presidentes João Figueiredo e Fernando Henrique Cardoso, e que haveria um compromisso da presidente Dilma Rousseff, assinado durante a campanha, garantindo que não vetaria a proposta. A ministra Ideli disse não ter informação sobre esse compromisso.

A tentativa de votar a proposta é mais um recado da base ao governo. Insatisfeitos com o baixo volume na liberação de emendas parlamentares e com a falta de interlocução com o Palácio do Planalto, deputados governistas tentam constranger o Executivo incluindo na pauta propostas que não agradam ao governo federal. Ideli não quis polemizar sobre o descontentamento dos aliados. "Tem que perguntar isso aos líderes."

Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5965807/ministros-tentam-barrar-projeto-de-jornada-de-enfermagem.aspx