sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Hemopa implanta novos serviços em comemoração pelos 34 anos da instituição

A Fundação Hemopa inaugurou oficialmente na tarde desta quinta-feira (23) a implantação de novos produtos e serviços em comemoração alusiva aos 34 anos da instituição, que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde do Pará, Helio Franco, que no ato representou o governador Simão Jatene. “O Hemopa está fazendo aniversário e presenteia a população com mais segurança transfusional e expansão laboratorial para realização de exames pré-transplantes”, ressaltou, destacando que o hemocentro é um exemplo de excelência de gestão que só tem provocado orgulho ao Estado do Pará, na área da saúde.
Hélio Franco chegou à instituição às17h, e foi recepcionado pela presidente do hemocentro, Luciana Maradei; pelas diretoras Socorro Ferreira e Ana Flávia Guerreiro, das áreas Técnica e Administrativa, respectivamente; além de coordenadores, assessores e gerentes. Primeiramente, o secretário de Saúde foi conduzido ao auditório do hemocentro onde estava acontecendo um treinamento para “Capacitação em Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias”, destinado à equipe de saúde da hemorrede e de outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), visando o diagnóstico precoce e a terapêutica adequada para reduzir a mortalidade.
Ele deu boas vindas aos presentes para em seguida parabenizar e agradecer cada funcionário da hemorrede estadual pela dedicação e profissionalismo que tem garantido, ao longo dos anos, atendimento de qualidade em respeito ao usuário cidadão. “Quero transmitir os votos de parabéns do governador Simão Jatene a todos que direta e indiretamente contribuem para a doação de sangue, pois isso não é problema só do Hemopa, é responsabilidade de cada um de nós”, pontuou, ressaltando que o papel do hemocentro é oferecer produto com qualidade e isento de doenças, tanto que adquiriu tecnologia que reduz a janela imunológica para detecção dos vírus do HIV e da Hepatite C no sangue dos doadores, e ainda expandiu a capacidade de realização de exames para suporte ao Programa de Transplantes do Estado.
A médica Luciana Maradei agradeceu a presença do secretário e complementou a informação de que a nova tecnologia do NAT (Teste de Ácido Nucléico) vai diminuir a janela imunológica de 70 dias para 11 dias para detecção do vírus da Hepatite C e, de 28 dias para 11 dias para detecção do virús do HIV no sangue dos doadores. “Isso representa mais tranquilidade, mais qualidade e maior segurança para o receptor”, informou a médica, enfatizando a grande satisfação em presentear a população no aniversário do hemocentro. Em seguida, Hélio Franco inaugurou simbolicamente as obras de expansão do Laboratório de HLA e a implantação do NAT.
Responsável pela Política estadual do Sangue, o Hemopa garante abastecimento transfusional de milhares de pacientes internados diariamente em 218 hospitais, sendo 85 somente em Belém. Isso corresponde a uma cobertura de aproximadamente 90% da demanda de transfusões, por meio da hemorrede estadual composta pelos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá, Santarém; pelos Hemonúcleos de Redenção, Abaetetuba, Tucuruí, Altamira, Capanema; e por 11 Agências Transfusionais em Belém e as demais nas localidades de Paragominas, Tomé-Açu, Bragança, Salinópolis, Tailândia, Cametá (duas AT´s), Hospital Regional Público do Oeste em Santarém, Juruti, Alenquer, Óbidos, Itaituba, Oriximiná, Porto de Trombetas, Hospital Regional da Transamazônica em Altamira, Hospital Regional de Marabá, Parauapebas, Hospital Regional de Tucuruí, Hospital Regional Público de Redenção, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Monte Alegre, Novo progresso, Canaã do Carajás, Tucumã, Xinguara e no Hospital Regional do Marajó em Breves.
Segundo hemocentro inaugurado no Brasil, o Hemopa foi instituído pelo decreto nº 10.741, no dia 2 de agosto de 1978, sob a denominação de Fundação Centro Regional de Hemoterapia do Pará (Funepa). Em 1982, ele passou a ser denominado de Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, através da lei nº 5.840, que a transformou em fundação de direito público.  

Fonte: http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=106141

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA - UTI


                                                                
O trabalho em UTI é complexo e intenso, devendo o profissional que exerce essa atividade estar preparado para a qualquer momento, atender pacientes com alterações importantes, as quais requerem conhecimento específico e grande habilidade para tomar decisões e implementá-las em tempo hábil. É descrito que a equipe de enfermagem da UTI precisa estar capacitada para exercer essas atividades, para as quais é necessária a autoconfiança respaldada no conhecimento para que este possa conduzir o atendimento com segurança. Para tal, o treinamento destes profissionais é imprescindível para o alcance dos resultados esperados. Desta forma o preparo adequado do profissional constitui um importante instrumento para o sucesso e a qualidade do cuidado prestado na UTI. Considerando a importância da atuação desses profissionais e os aspectos supracitados, o presente curso tem como objetivo capacitar estudantes e técnicos de enfermagem para o desenvolvimento do processo de trabalho nas UTIs. 

 


Curso teórico prático. Aproveite. Vagas Limitadas!
Carga horária: 100 hs
Data: 03 à 28 de setembro de 2012.
Certificação: Hospital Camilo Salgado.
Maiores informações: 8212-6473/8176-7150/8877-4737/8844-9501
Instrutores: Drª. Marcia Quintanilha, Dr. Maicon Nogueira, Drª. Rosilene Ferreira, Dr. Arthur Henrique.