quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Hospital de Clínicas faz primeira captação de órgãos para doação

Foi feita neste domingo (16), pela equipe de fígado do Hospital Ophir Loyola, a primeira captação de fígado e córneas para doação no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Segundo o coordenador da Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), André Luiz Rodrigues, no último sábado (15) foi feita a captação de fígado e dois rins no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
Desses órgãos, apenas as córneas ficaram em Belém. O fígado captado no Metropolitano foi levado para Recife (PE), os dois rins foram para Porto Alegre (RS) e o fígado captado no Hospital de Clínicas foi enviado para Fortaleza (CE). “Os rins não beneficiaram pacientes do Estado devido à incompatibilidade de acordo com critério técnico da equipe de rim do Hospital Ophir Loyola”, explicou o coordenador.
Andre Luiz informou que o fígado captado no Hospital de Clínicas foi doado por uma paciente renal crônica, que, apesar de ter lúpus, tinha um órgão perfeito para ser doado. Isso desmistifica, diz, a ideia de que apenas vítimas de trauma podem ter seus órgãos doados.
Segundo André Luiz, além da excelente notícia da primeira captação de órgão no Hospital de Clínicas, a outra boa nova é o recredenciamento do Serviço de Transplante de Fígado no Hospital Ophir Loyola, cujo processo será enviado esta semana para o Ministério da Saúde, representando empenho do governo do Estado em reativar o serviço em Belém e beneficiar pacientes paraenses que dependem de um fígado transplantado para sobreviver.
Demanda – Segundo a CNCDO, existem 1,4 mil pacientes esperando por transplante no Pará, dos quais 313 estão clinicamente aptos para transplante de córnea e 185, para transplante de rim. São considerados aptos os que estão com os exames atualizados. Até 4 deste mês, a central havia recebido 143 notificações de possibilidade de doação, 83 por morte encefálica e 61por parada cardiorrespiratória.
Desse total, porém, 35 famílias se recusaram a doar os órgãos do parente falecido, o que corresponde a 30% das notificações, resultando em 73 doadores efetivos. No que tange a transplante, foram feitos três de rim intervivo, 40 de rim falecido e 90 de córnea no Pará. Além disso, o Estado recebeu da Central Nacional de Transplante (CNT) 36 córneas e 15 rins, mas, por outro lado, enviou para a CNT doze rins e onze fígados, sem contar com os deste fim de semana.

Fonte: http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=86488

Nenhum comentário:

Postar um comentário