quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Rogério Carvalho defende 30 horas e Piso para Enfermagem

O deputado federal Rogério Carvalho( PT/SE) coordenador do núcleo de Seguridade Social e Família da Bancada do PT na Câmara federal participou do ”Talk Show” promovido no IX Encrese, Encontro do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe.  Na ocasião ele debateu o tema qualidade de vida no trabalho X qualidade de assistência na enfermagem. Participaram do debate, o secretário do Estado da Saúde Antônio Carlos Guimarães, a deputada estadual Goretti Reis, e a presidente da Federação Nacional da Enfermagem Solange Caetano.
Educação é o caminho
O “Talk Show” foi conduzido pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem Irene Alves que fez  perguntas a cada convidado que debateram sobre o tema qualidade. Rogério Carvalho, durante o debate relembrou algumas transformações promovidas enquanto secretário de saúde do Estado e da Capital e lançou os desafios que ele acredita ser essenciais para o atendimento de qualidade “ Defendo a universalidade e integralidade do SUS, todos devem ser atendidos e para isto, só vejo três caminhos: a padronização, pois é preciso estabelecer referencia e ordem no atendimento, organizar tudo de modo eficaz, o aumento da oferta, seja através de concurso público e de novas unidades, precisamos aumentar as equipes e insisto em uma educação permanente para isto”, comentou.
O secretário Antônio Carlos Guimarães concordou com o deputado federal Rogério Carvalho lembrando que o “ a primeira coisa que detém a qualidade é o acesso”. Este tema também foi destacado pela presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Caetano “ Antes só quem tinha acesso ao sistema de saúde era quem possuía carteira assinada. Depois da constituição o SUS veio para todos e estamos lutando para que ele seja sempre assim. Temos que sempre lembrar que o SUS é o maior Sistema de Saúde do Mundo”, comentou. Já Goretti Reis destacou a necessidade de condições do trabalho dos trabalhadores “ Só com boas condições é que haverá um compromisso com os cidadãos”.
Recursos Humanos em Debate
Sobre este tema, Rogério destacou que no relatório de reforma do SUS que ele apresentará nesta quarta, 26, na Comissão Permanente de Seguridade Social e Família, há o destaque para os Recursos Humanos “ Temos que definir Jornadas, tempo máximo de trabalho, entre outras questões. Volto a falar em  educação permanente que é a base de tudo e que pode dar segurança no funcionamento do Sistema. Sugiro um debate dos recursos humanos do Sus para avaliar o papel de todas as carreiras” afirmou.
Solange Caetano, que esteve presente no Seminário que Rogério Carvalho apresentou um resumo do relatório elogiou o trabalho “ Foi um seminário bastante interessante. Discutir Recursos Humanos no SUS é um avanço enorme e volto a frisar que precisamos discutir a questão de enfermagem. Além de regulamentar nossa carga horária que não existe, nós precisamos de mais reconhecimento. Esta é a nossa principal queixa”.
A mediadora do debate, presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Irene Alves lembrou a todos que haverá no dia 30 na Conferência Nacional de Saúde e que o Fórum das 30 horas estará realizando uma mobilização.
30 horas de Enfermagem
E foi justamente neste sentido, que o debate seguiu. Irene perguntou a Rogério, enquanto parlamentar o que falta para aprovar a carga horária da Enfermagem , o deputado explicou então o caminho que vem sendo percorrido “ Quando cheguei em Brasília como deputado federal  este projeto já existia. Fui indicado para relatar e adianto a vocês, meu parecer é pela rejeição pois já existe um projeto do ano 2 mil em tramitação. A jornada de enfermagem vai passar, mas tem algumas outras questões que trancam a pauta como a Lei da Copa e o Plano Nacional de Educação entre outros que precisam ser votados. Há uma outra questão que é a crise econômica, há a preocupação de não criar custos. Então é preciso que vocês enquanto entidades se mobilizem, se articulem com os partidos, principalmente o PMDB, O DEM e o PSDB para que eles votem a favor de vocês, porque o PT já se posiciona favorável a isto” afirmou o deputado federal petista.
Enfermagem em Sergipe
A última questão perguntada foi sobre a enfermagem em Sergipe. O Secretário de Sáude do Estado Antonio Carlos Guimarães falou que a enfermagem é uma carreira que tem avançado em termos de formação e que tem sido cada vez mais valorizada. Já Rogério Carvalho fez um balanço da trajetória “Na prefeitura de Aracaju, antes o contrato era feito pela Associação de enfermagem. Nós fizemos o concurso e colocamos a disposição  as jornadas de 24, 30 e 36 horas, sendo a de 30 horas como referência. Cada servidor trabalhava e ganhava por aquilo que a lei permitia. E isto tem um custo e o governo municipal de Marcelo Deda arcou com isso. Nós multiplicamos por 10 o número de profissionais na rede municipal”, comentou o deputado que acrescentou já em debate com os participantes a situação do Estado “ No Estado, fizemos a mesma coisa com a chegada das fundações, estabelecemos estas jornadas e os servidores que já estavam optaram por qual delas trabalhar e são remunerados por estas horas e não por outras. Ou seja, Sergipe foi vanguardista também nesta questão”.
Piso para Enfermagem
Antes de concluir, Rogério comentou que na semana passada votou a favor do piso dos fisioterapeutas e que deve votar em breve pelo piso dos Fonoaudiólogos” Como tive conhecimento aqui deste projeto que está em tramitação para a aprovação do piso, vou correr atrás e tentar aprová-lo e para isso eu preciso da ajuda de vocês em termos de mobilização” informou o deputado.

Fonte: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=126494

Nenhum comentário:

Postar um comentário