segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cerest realiza jornada visando metas para 2012

Até a próxima quarta-feira, 7, o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) realiza, na sede da Fundacentro, em Belém, o III Encontro de Saúde do Trabalhador, com o objetivo de avaliar, discutir e planejar as ações de implantação e implementação da Política de Saúde do Trabalhador no Estado.
A coordenadora do Cerest no Pará, Jarina Gomes, informa que a jornada reforça a proposta de consolidar o fortalecimento da política de saúde e segurança do trabalhador no Estado. O encontro, segundo ela, avaliará o que foi realizado ao longo de 2011 e traçará as metas para 2012. Participam da discussão representantes dos cerests Araguaia, Baixo Amazonas, Itacaiunas Tocantins, Metropolitano e Estadual.
A abertura do encontro aconteceu nesta segunda-feira, 5, com a exposição do diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese), Roberto Sena, e de José Carlos Azevedo, representante do Ministério Público do Trabalho, da 8ª Região.
Roberto Sena traçou um panorama sobre o crescimento da economia parense e relacionou os dados para que os envolvidos no encontro repensem de que forma o cenário refletirá na qualidade da saúde do trabalho envolvido no processo. Ele apresentou uma pesquisa feita recentemente pelo Observatório do Trabalho do Estado - formado pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Seter), e pelo Dieese, na qual mostra que nos últimos 12 meses a economia paraense teve bom desempenho com a geração de novos postos de trabalho.
Foram feitas, em todo o Pará, 359.425 admissões contra 309.691 desligamentos - saldo positivo de 49.734 postos e crescimento de 7,77% na geração de empregos formais. Isso equivale a aproximadamente 50 mil novos empregos.
No período observado, quase todos os setores econômicos do Estado também apresentaram saldos positivos de empregos formais. A exceção, mais uma vez, foi o setor serviços de indústria e utilidade pública, que perdeu 330 postos de trabalho. Já o setor que apresentou o melhor desempenho foi serviços, com 18.242 postos de trabalho. Em seguida, vieram o comércio (12.334 postos) e a construção civil (11.733 postos).
Alguns assuntos estarão em evidência durante o encontro, como os processos produtivos e impactos à saúde do trabalhador; as diretrizes da Política Nacional de Promoção à Saúde do Trabalhador do SUS para a implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único; o manual da Renast; o projeto de Lei da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e a avaliação dos planos de ação dos Cerest's regionais.
Vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Cerest é um polo da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) destinado a ações que promovam a saúde do trabalhador. Tem como objetivo coordenar e articular as diretrizes da política nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, por meio da atenção integral à saúde nas zonas urbana e rural, independentemente do vínculo empregatício e da forma de inserção no mercado de trabalho.
As ações estão voltadas para a redução de acidentes, doenças ocupacionais e outros agravos relacionados ao trabalho. O Cerest também trabalha com a elaboração de programas de educação e prestação de serviços sociais que orientam indivíduos, famílias e a comunidade sobre seus direitos e deveres.
Programação:
06/12
08h: Apresentação do Núcleo de Informação em Saúde e Planejamento da SESPA/NISPLAN
09h: Execução do Planejamento dos CEREST Regionais e Estadual: Trabalhos em Grupo
Planejamento das ações para 2012         
12h: Almoço       
13h30: Ginástica laboral       
14h: Análise das Propostas dos CEREST
Facilitadores: Técnico do NISPLAN       
17h: Encerramento    

07/12
08h: Reunião interna com os Cerest Regionais, Estadual e CIST Regionais e Estadual.       
12h: Encerramento    

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=89645

Nenhum comentário:

Postar um comentário