quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Usuários do Caps Marambaia Belém-Pa, realizam festa de Natal

Um grande sarau natalino marcou a confraternização dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Marambaia, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Com 71 servidores, o local atende mais de 1.000 portadores de transtorno mental dos bairros da Marambaia, Satélite, Benguí, Cabanagem, Tapanã, Val-de-Cães, Souza, Parque Verde, Atalaia, Sideral e Castanheira.
Realizada durante toda a manhã desta quarta-feira, 14, a festa contou com a participação do grupo musical Flauta Doce em Harmonia, do grupo de dança do Caps Grão Pará, localizado no Jurunas, e de um coral composto por pacientes do próprio Caps Marambaia. Ao final, foi servido um almoço aos usuários e aos seus familiares.
O Caps Amazônia está localizado na área de abrangência da 1ª Regional de Saúde da Sespa e tem como missão assegurar aos pacientes portadores de transtorno mental grave ou persistente, atendimento integral, visando a sua reinserção na sociedade. O Centro atende a pacientes encaminhados do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, das Unidades de Saúde e também demanda espontânea.
Conforme explica a diretora do Caps Marambaia, Benedita Amélia Santos, a confraternização sela 2011 para lembrar o empenho dos servidores em prol da função do lugar, que se traduz em um serviço que substitui a internação psiquiátrica e tem o objetivo de promover a inserção social das pessoas portadoras de transtorno mental na família, no trabalho e na comunidade, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar.
Como Caps tipo I, oferece atendimento individual, em grupo, oficinas terapêuticas e atividades comunitárias, incluindo, por exemplo, consultas especializadas, fornecimento de medicamentos, passeios, comemoração de datas festivas, assembleia de pacientes e familiares, visitas domiciliares, atendimento à família e atividades comunitárias. No local é dispensada uma atenção diária aos portadores de sofrimento psíquico severo e as ações são desenvolvidas por uma equipe composta por profissionais da área de Psicologia, Psiquiatria, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem e Educação Física.
Em funcionamento desde 2010 no endereço atual e numa casa com amplo espaço, Benedita Amélia destaca que o Caps Amazônia está em processo de mudança para ser transformado em Caps III, o que deve acontecer em 2012, quando funcionará durante 24 horas. Cada ambiente da casa tem um nome regional: Espaço Muiraquitã, Sala Pará, Rondônia, Amazonas, Roraima, Tocantins, Tamba-Tajá, Jatobá, Espaço Uirapuru, Salão Marajoara e a cozinha Açaí.
Os momentos de confraternização em torno de datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Festas Juninas, já fazem parte do tratamento dos usuários. “Contamos com uma maior participação da família, através de reuniões, grupos de apoio e até oficinas terapêuticas que visam aproximar e também cuidar dos familiares. Hoje o cuidado realizado nos Caps possibilita a conquista do direito à cidadania e à participação da vida junto a família e a comunidade “, conclui Benedita.
Serviço: O Caps Amazônia fica na Avenida Tavares Bastos, Passagem Dalva nº 377, entrada ao lado do Supermercado Yamada. Telefone: (91) 3238-0511.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=90222

Um comentário:

  1. Desde 2015 , que venho tentando um tratamento e também conseguir um benefício. No ano passado , eu escrevi uma carta contando a minha história de vida , mas na verdade foi só um pouco. Na segunda feira eu mesmo tentei deixar uma carta para o pessoal do caps , mas eu fui impedido pelo segurança de uma empresa terceirizada.

    ResponderExcluir