quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Minas e Pará recebem investimento na saúde bucal

Os dois estados receberam três Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e vão ampliar o acesso ao tratamento dentário

O Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Saúde Bucal - Programa Brasil Sorridente, assinou portaria 2.063 publicada nesta quarta-feira (31) no Diário Oficial da União, no qual credencia três municípios a receberam uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), cada. O benefício vai ampliar o acesso ao tratamento dentário de populações localizadas em áreas rurais isoladas e com grande extensão geográfica, nos municípios de Lagoa Dourada (MG), Rio Vermelho (MG) e Bagre (PA).


Cada UOM tem capacidade para atender uma média de 350 pessoas por mês e é composta por cadeira odontológica, kit de pontas, cadeira, refletor, amalgamador, fotopolimerizador (utilizado para preparar o material de restauração), raio-X odontológico e autoclave (usado na esterilização do material).


As unidades também possuem ar-condicionado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários e, acoplado ao veículo, uma espécie de carroceria para o transporte do gerador que fornece energia ao consultório móvel.

Ao todo, quase 50 mil pessoas serão beneficiadas com atendimento das UOM.

Outros municípios
– Além das UOM, o Ministério da Saúde assinou outra portaria visando à melhoria na saúde bucal dos brasileiros. A portaria 2.064 credencia 57 cidades em 16 Estados a receberem o incentivo às ações de Saúde Bucal, no âmbito da estratégia Saúde da Família.

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm/?portal=pagina.visualizarNoticia&codConteudo=2189&codModuloArea=162&chamada=minas-e-para-recebem-investimento-na-saude-bucal

Nenhum comentário:

Postar um comentário