segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Saúde amplia Urgência e Emergência em dois estados: três municípios do Rio Grande do Sul vão receber ambulâncias do SAMU, enquanto a capital do Rio de Janeiro, contará com custeio para três UPA

Os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul foram beneficiados com medidas de ampliação da rede de Urgência e Emergência.  A medida faz da Rede Saúde Toda Hora que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde. Quatro municípios do Rio Grande do Sul foram beneficiados com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), doadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria 2.080, nesta sexta-feira (02). As cidades de Arroio Grande, Redentora, Rio Pardo, vão receber uma ambulância de Suporte Básico (USB) cada uma, e Santa Maria, receberá três USB e uma ambulância de Suporte Avançado. O investimento total do governo federal para o custeio dos veículos será de R$ 1, 2 milhão por ano. As sete ambulâncias vão atender uma população de mais de 336 mil habitantes.
Atualmente, o SAMU está presente em todos os estados brasileiros, com 159 Centrais de Regulação, que abrangem 1.757 municípios. São mais de 112 milhões de brasileiros que podem contar com o Serviço. Com a habilitação de mais estas sete ambulâncias, o Ministério da Saúde chega mais perto da meta de atingir 100% de cobertura do SAMU até o final de 2014.
UPA 24H – No município do Rio de Janeiro (RJ), o Ministério da Saúde está investindo na rede de Urgência e Emergência, com o repasse de recursos para três Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h). O governo federal autorizou o repasse de R$ 9 milhões anuais do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o Fundo Municipal de Saúde para custeio e manutenção dessas unidades. As medidas (Portarias 2.082, 2.083e 2.084)foram publicadas na edição desta sexta-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU).
As unidades são classificadas como sendo de porte III e apresentam estrutura de até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia. Atualmente no Brasil existem 118 UPA 24h em funcionamento e outras 583 habilitadas.
As UPA 24h oferecem assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Elas funcionam como unidades intermediárias aos hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de emergência no SUS. Ao atender um chamado de urgência, o SAMU/192 presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para as UPA ou para os hospitais da rede, nas situações mais graves. 

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarNoticia&codConteudo=2223&codModuloArea=162&chamada=saude-amplia-urgencia-e-emergencia-em-dois-estados

Nenhum comentário:

Postar um comentário