terça-feira, 24 de abril de 2012

Ciências Sem Fronteiras tem editais abertos para sete países

O Programa Ciências Sem Fronteiras, dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está com editais abertos para quem deseja realizar "graduações sanduíche" e estudar na Austrália, na Bélgica, no Canadá, na Coreia do Sul, na Espanha, na Holanda e em Portugal. As inscrições vão até 30 de abril no site do programa, mediante o preenchimento do “Formulário de Inscrições do Programa Ciência Sem Fronteiras”.
Os alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) interessados em participar da seleção devem primeiramente preencher esse formulário e no período de 23 de abril até às 14h do dia 2 de maio apresentar a documentação indicada no item 5b do edital, no Protocolo Centralda Uepa, localizado no prédio da Reitoria.
Os estudantes lotados fora dos campi da capital devem enviar a documentação via malote da coordenação do campus ou via Sedex para o seguinte endereço: Programa Ciência sem Fronteiras/UEPA - Protocolo Central – Prédio da Reitoria da Universidade do Estado do Pará. Rua do Una, 156 – Telégrafo. CEP: 66050-540. Belém, PA. A documentação enviada por correio pelos candidatos dos campi do interior deve ter um comprovante de envio emitido pelo protocolo do campus, ou carimbo dos Correios, com data não posterior a 02 de maio de 2012.
O Programa Ciências Sem Fronteiras conta com apoio de duas instituições de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é propiciar, nas áreas prioritárias, a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, a fim de promover a internacionalização da Ciência e Tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.
Dentre outros requisitos, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche. É importante também observar os testes de proficiência exigidos em cada país.
Para estas chamadas, o programa conta com o apoio do G8 Universities; LatinoAustralia; Conseil Interuniversitaire de la Communauté Française de Belgique (CIUF); De Vlaamse Interuniversitaire Raad (VLIR); Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (CALDO); Canadian Bureau for International Education (CBIE); Korea Foundation for the Promotion of Private School (KFPP); universidades da Coreia do Sul; Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha; Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic); e Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).
 
Confira os documentos necessários:
(de acordo com o Edital Nº 039)
1. Via assinada da Ficha de Pré-Candidatura, conforme modelo do disponível no sítio da Uepa (http://paginas.uepa.br/csf/);
2. Ficha de Contato com dados atualizados para contatos no Brasil e no país de destino, disponível no sitio do PCsF-Uepa (http://paginas.uepa.br/csf/). Caso ainda não estejam disponíveis os dados sobre o país de destino, estes deverão ser enviados ao PCsF-Uepa até 15 dias antes de seu embarque ao país de destino;
3. Histórico Escolar da Graduação, atualizado. Caso o candidato não apresente a via original deste documento, deverá apresentar cópia autenticada;
4. Comprovante de agendamento de teste de proficiência ou comprovante de realização do teste de proficiência em língua estrangeira, conforme exigido na correspondente Chamada Pública da CAPES. Este documento pode não ser apresentado quando a Chamada Pública da CAPES não o exigir;
5. inscrição no PCsF CAPES/CNPq – imprimir a página de inscrição feita online.
Calendário
a. Até 30 de abril de 2012: Inscrição dos estudantes no sítio do Programa Ciência sem Fronteiras mediante o preenchimento do “Formulário de Inscrições do Programa Ciência Sem Fronteiras”.
b. De 23 de abril a 2 de maio de 2012, às 14 horas, prazo para apresentação da documentação indicada no item 5b do presente edital, via protocolo central da UEPA, localizado no prédio da Reitoria.
c. De 2 a 8 de maio de 2012, prazo para a UEPA homologar as candidaturas pré-selecionadas.
d. Até 21 de maio de 2012, prazo final para envio, exclusivamente via eletrônica, do resultado do teste de proficiência do idioma, por meio do Portal do Programa Ciência sem Fronteiras.
e. Demais prazos, conforme Chamada Pública específica da CAPES.
f. A definição e cumprimento do calendário acima é de responsabilidade do PCsF/Capes/CNPq.
Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação de Relações Internacionais da Uepa, que fica no prédio da Reitoria (Rua do Una, 156 - Telégrafo) e ainda pelo telefone (91) 3299-2281, das 09 às 13 horasl Home Page: http://paginas.uepa.br/csf/l E-mail: cienciasemfronteira.uepa@gmail.com.
Dúvidas: Eventuais dúvidas acerca do PCsF devem ser encaminhadas e exclusivamente pelo endereço eletrônico faleconosco@cienciasemfronteiras.gov.br. O atendimento a proponentes com dificuldades no acesso ao Formulário de Propostas online será feito pelo endereço suporte@cienciasemfronteiras.gov.br ou pelo telefone 0800-619697, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30 as 18h30.

Fonte:http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=97889

Nenhum comentário:

Postar um comentário