domingo, 6 de maio de 2012

AQUI VEMOS A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR SUPORTE BÁSICO DE VIDA. TODOS DEVERIAM SER TREINADOS, PROFISSIONAIS DE SAÚDE OU NÃO! UM SIMPLES PROCEDIMENTO PODE EVITAR UMA MORTE.


Garoto de 13 anos morreu asfixiado dentro de uma sala da aula em Campinas (SP), Ele pediu uma bala, brincou comigo, sentou e ficou se debatendo. A colega de classe da vítima, Rebeca Alcantara, também estava na sala e conta que todos ficaram desesperados, inclusive a professora. Samu foi acionado, enviou uma viatura, mas o menino já havia sido levado para o posto de saúde, onde já chegou sem vida.
E m caso de engasgamento, por mais que pareça absurdo, você deve perguntar se a vítima está engasgada, em caso positivo, realize as manobras indicadas abaixo:

1 - Posicione-se atrás da vitima e abrace-a colocando a  mão em punho no epigástrio (boca do estômago), seus pés devem estar separados para aumentar a sua base de sustentação e realize o movimento em concha, como se fosse tirar uma porção de sorvete de baixo para cima com o objetivo de provocar vômito, faça vária tentativas. Você deve imprimir força ou não atingirá o objetivo.









Em caso da vítima perder os sentidos, realize a manobra como mostrado na posição abaixo, tentando empurrar o conteúdo gástrico para cima, não esquecendo de deixar a cabeça da vítima lateralizada para evitar bronco aspiração (enviar conteúdo para o pulmão). Em caso parada cardiorrespiratória, chame por ajuda (193 E 192) e inicie procedimentos de reanimação até chegada de socorro especializado.


Em casos de bebês, aplique golpes na costa no sentido de cima para baixo, uma vez que ela deverá estar posicionada na sua perna e sustentada pela sua mão. Em caso da vítima não respirar aplique ventilação boca a boca, revesando com os golpes na costa. Em caso de parada cardiorrespiratória inicie compressões torácicas no terço médio do externo, enquanto aguara socorro especializado.  FAÇA UM CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário