quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cirurgia de mal de Parkinson é realizada pelo SUS

Nos dias 28, 29, 30 de junho e 1 de julho, 4 pacientes do Ambulatório do Hospital de Base irão ter uma nova chance de vida. Eles sofrem com o mal de Parkinson, uma doença que atinge 1 em cada 1000 brasileiros e faz com que o doente pratique movimentos involuntários. Mas o problema não está na musculatura e sim no cérebro.
Uma técnica cirúrgica que vem revolucionando o tratamento do mal de Parkinson é indicada para pacientes que não obtiveram sucesso no controle da doença com medicamentos.
O procedimento consiste na implantação de eletrodos no cérebro do paciente, controlados por uma espécie de marcapasso. Os neurocirurgiões utilizam avançada técnica de micro registro neuronal, que permite monitorar a atividade dos neurônios e identificar melhor o ponto alvo do procedimento cirúrgico.
“A cirurgia diminui os sintomas que são por vezes incompatíveis com uma vida normal”, explica Dr. Carlos Rocha, neurocirurgião do HB. A doença em estágio avançado não permite que o paciente tenha uma vida normal e independente. No Brasil estima-se que 40% destes doentes desenvolvem depressão. A cirurgia já é realizada há alguns anos no Brasil pela rede particular, mas há pouco tempo é oferecida pelo SUS na capital. “Como o material é importado, o custo é alto, o que dificulta o acesso à maioria dos pacientes. Agora com este serviço pelo Sistema Único de Saúde, muitos pacientes da nossa região devem ser beneficiados”, diz Dr. Carlos Rocha.
Os primeiros pacientes que realizarão a cirurgia estão em acompanhamento no Ambulatório há alguns anos. “O resultado da cirurgia é impressionante, tenho pacientes que fez o procedimento particularmente e é outra pessoa, corre, anda de bicicleta, pinta e até consegue se barbear sozinho”, conclui Dr. Carlos. 

http://www.nursing.com.br/article.php?a=1336

Nenhum comentário:

Postar um comentário