terça-feira, 19 de julho de 2011

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: Regionalização faz Brasil bater recorde e crescer o número de transplantes

Dados do Ministério da Saúde revelam um novo recorde de doações de órgão no País e também crescimento de transplantes. O número de doadores cresceu 14% em 2010, comparado com 2009. Para se ter uma ideia do tamanho do crescimento, a média anual dos últimos sete anos foi de 7%. Com esses números, o Brasil atingiu uma marca histórica. São 9,9 doadores por milhão de pessoas. O coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari Borba, afirma que esses dados positivos são o resultado do fortalecimento do Sistema Nacional de Transplantes. Segundo ele, no País ainda existe uma concentração dos procedimentos nessa área no eixo sul-sudeste. Já regiões como centro-oeste e norte ainda necessitam de mais ações.

Coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari Borba:

"A principal diretriz, inclusive do ministro, é que a gente amplie a regionalização do acesso ao transplante. A gente está agora focando na criação e estruturação de equipes  nessas regiões onde não tem equipes de transplantes, para que a gente, quando tenha doador nessas regiões, tenhamos também a capacidade de realizar o transplantes sem a necessidade  do paciente se deslocar."

O coordenador explica que outro desafio para que o País permaneça alcançando bons resultados é oferecer mais informações sobre o tema e a conscientizar a sociedade para a importância da doação de órgãos.

"Em hospitais que tem bom atendimento ao trauma, a rede de urgência e emergência é organizada e o paciente recebe um primeiro atendimento mais humanizado, a família, na ocorrência da morte cerebral, ela é mais suscetível a doar os órgãos. Aquelas regiões em que elas são mal atendidas, que ela não teve um bom atendimento na chegada aos hospital, a família com certeza nega."

Em 2010, o investimento do Ministério da Saúde chegou a mais de um bilhão de reais. O Sistema Único de Saúde, o SUS, responde por 95% dos transplantes de órgãos sólidos, como coração, fígado, pulmão, rim e pâncreas, realizados nos País.

Fonte: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS111252#

Nenhum comentário:

Postar um comentário