quinta-feira, 19 de julho de 2012

Hospital Metropolitano realiza campanha de prevenção a acidentes na BR

Nesta sexta-feira, 20, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realiza campanha com o objetivo de conscientizar os motoristas na saída de Belém rumo aos balneários. Os condutores receberão panfletos com orientação sobre a direção consciente, sobre o uso de cadeirinhas e sobre os efeitos do álcool na direção. A ação se concentra em frente ao Hospital Metropolitano, na BR-316, no sentido de saída da cidade. O tema da campanha é “Motorista Consciente, Verão sem Acidente”. Funcionários e médicos do HMUE participarão da campanha.
Em 2011 o Hospital Metropolitano registrou 3024 atendimentos somente a vítimas de acidentes de moto. Em acidentes envolvendo carro, foram 3111 vítimas registradas no HMUE, totalizando 6135 pessoas. O número cresceu quase o dobro em relação a 2010, onde foram registrados 3550 atendimentos a vítimas de acidentes no trânsito. Segundo as estatísticas do Hospital Metropolitano, nos 10 primeiros dias de julho deste ano, foram atendidos 237 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, sendo 92 por colisão, 99 por moto, 3 de bicicleta e 43 atropelados. No mesmo período do ano passado, foram 200 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, sendo 75 por colisão, 87 por moto e 38 atropelados.
Preocupado com essa estatística, o Instituto de Saúde Santa Maria (Idesma/OSS), responsável pela administração do HMUE, realiza novamente a campanha, assim como fez durante o mês de julho de 2011 e no carnaval de 2012, como forma de prevenir os acidentes, principalmente em decorrência da relação do álcool x direção. Durante a ação será feita uma abordagem especial aos motociclistas, para conscientizá-lo sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
A Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizou uma pesquisa que mostra que o percentual de homens que afirmaram ter dirigido após o consumo abusivo de álcool ainda é superior ao das mulheres – 3% contra 0,2% -, porém o consumo abusivo de bebidas alcoólicas por mulheres vem apresentando tendência de crescimento. Além da associação entre direção e bebida alcoólica, o excesso de velocidade e direção imprudente também são fatores de risco no trânsito. Por isso a parceria do HMUE com a PRF, para tentar diminuir esse tipo de infração.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/pauta.asp?id_pauta=4011

Nenhum comentário:

Postar um comentário