quinta-feira, 26 de julho de 2012

Teste é rápido e alerta contra as hepatites

Até a próxima sexta-feira (27), a população tem acesso gratuito a testes rápidos de hepatite C, no Hospital Universitário João de Barros Barreto. A ação tem a parceria da Sociedade Brasileira de Hepatologia. O exame é feito através de coleta de sangue e o resultado sai em cerca de quinze minutos. A dona de casa Edinanda Costa soube da realização do exame e foi logo cedo até o hospital em busca do serviço. “Já tinha pensado muitas vezes em fazer o teste, mas ainda não tinha conseguido. A gente tem a preocupação de ter algo, principalmente por conta dos cuidados com materiais de fazer unha, nem sempre é feito da maneira adequada, às vezes, na pressa, a gente acaba indo em qualquer lugar”, conta.

E é justamente através de materiais como alicates e tesouras que acontecem o maior número de contaminações. “Esses instrumentos muitas vezes não são esterelizados corretamente. O número de pessoas contaminadas vem aumentando e a forma de contaminação é evitável”, afirma o médico Eduardo Leitão, diretor do Barros Barreto.

A doença é assintomática na maioria das vezes, por isso a importância da prevenção. Descoberta precocemente, a hepatite C tem de 60% a 90% de chances de cura. “É importante que a população tenha consciência de que se deve evitar a contaminação. A doença é silenciosa e a evolução é para uma cirrose hepática. Nesse estado passa a ter indicação de transplante de fígado”, alerta o médico.

A ação do hospital Barros Barreto é alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites, comemorado no dia 28 de julho. Foram disponibilizados 3 mil testes, realizados gratuitamente no hospital, de 08h às 17h. Nos anos de 2010 e 2011, somente no hospital, foram diagnosticados 72 casos de hepatite C.

O teste é feito rapidamente e o resultado leva de quinze a vinte minutos para ficar pronto. Caso dê positivo, o paciente é encaminhado para um novo exame, que vai confirmar a doença. “Caso a doença seja confirmada, disponibilizamos o tratamento e os medicamentos. O tempo de tratamento varia muito, dependendo do estágio de infecção e do tipo de vírus”, explica o diretor.

Para informar a população sobre as formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento dos tipos B e C da doença, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fará no próximo sábado no Terminal Rodoviário de Belém ação educativa para os veranistas. A hepatite pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. Em 2010, foram notificados 3.086 casos de hepatites virais no Pará. 338 de hepatite B e 184 de hepatite C. No ano passado, foram 269 casos do tipo B e 81 do tipo C. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, também informa que até o dia 23 de julho deste ano já foram confirmados, só no Pará, 286 novos casos de hepatite B e outros 47 com hepatite C. Estão em tratamento completo das hepatites virais B e C, com o apoio do Ministério da Saúde, 454 pacientes, dos quais 218 para hepatite B e 236 para hepatite C.

TRANSMISSÃO

Segundo Márcia Iasi, médica hepatologista da Coordenação, as hepatites virais podem ser transmitidas através de relação sexual sem o uso de preservativo, o uso compartilhado de agulhas, seringas, navalhas, materiais para manicure e pedicure, aparelho de barbear, por equipamentos não esterilizados em procedimentos médico-odontológicos, tatuagem, colocação de piercing e acupuntura.

A hepatite C pode ser classificada em aguda e crônica e, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Apenas 6% dos portadores da doença apresentam indícios, como o cansaço e a sensação de estafa. “A maioria só nota que está doente após muitos anos depois da infecção, quando a doença já está em fase avançada”, afirma Iasi. A melhor forma é não compartilhar os mesmos materiais cortantes e invasivos.

Para descobrir se a pessoa tem ou não hepatite C é necessário o teste rápido, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. A doença possui tratamento oferecido pelo SUS, oferecidos em Belém na Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Clínicas e Hospital Barros Barreto. Os medicamentos são disponibilizados gratuitamente. Já a hepatite B pode ser prevenida com a vacina, disponível em três doses nas Unidades de Saúde para pessoas até 29 anos. Acima de 29 anos, a vacina contra a hepatite B também é oferecida para: manicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C e do HIV, bombeiros, policiais e profissionais de saúde. 

Fonte: http://www.diariodopara.com.br/N-159058-+TESTE+E+RAPIDO+E+ALERTA+CONTRA+AS+HEPATITES.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário