sexta-feira, 8 de março de 2013

37% das famílias ainda recusam procedimento de doação de órgãos


Relatório anual da ABTO apresenta o Ceará como 3º Estado com maior número de doadores por milhão da população


A dor de quem perde um ente querido pode se transformar em solidariedade através da doação de órgãos. E o coração dos cearenses parece estar cada vez mais cheio de bondade. Prova disso, é a posição do Ceará no Registro Anual da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO): o Estado é o 3º do País com maior número de doadores por milhão da população (21,4), perdendo só para Santa Catarina (26,4) e Distrito Federal (21,8).

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes, Eliana Barbosa, é preciso melhorar os índices de notificação e conscientização. Contraindicação médica e parada cardíaca também prejudicam o transplante Foto: Marília Camelo

Porém, um desafio surge no cenário de aumento de doações efetivas. Em 2012, por exemplo, 37% das famílias entrevistadas não autorizaram a cirurgia, recusaram o procedimento. De um total de 435 notificações (potenciais doadores), 254 (58%) não obtiveram êxito e só 181 foram doadores efetivos. "O Ceará tem tido a cada ano uma crescente de doações. Entretanto, nós poderíamos ter resultados ainda melhores. Têm que melhorar ainda mais os índices de notificação e de conscientização", diz Eliana Barbosa, coordenadora da Central de Transplantes e membro da diretoria da ABTO.

Relatório da Associação Brasileira aponta também causas de não concretização das doações de órgãos de potenciais doadores notificados em 2012. Dentre as 435 notificações no ano passado, 12% (52) não tiveram êxito por contraindicação médica e 20% (89) por parada cardíaca.

Estudo indica ainda o perfil dos doadores. A maioria é composta de homens, 133 deles contra apenas 48. As principais causas de morte são Trauma Crânio Encefálico (TCE), com 106 casos e Acidente Vascular Cerebral (67). A lista de espera tem, hoje, conforme a ABTO, 604 pessoas aguardando órgãos, maioria por rim (257) e 219 (de córnea).

A pequena Ana Cecília Nobre, 4, é uma que foi beneficiada pela solidariedade dos cearenses. Ela luta há dois anos contra a Leucemia Linfóide Aguda. Após realizar campanha nas redes sociais para conseguir doadores de medula óssea, a mãe conseguiu um doador compatível e conta com ajuda para custear o internamento da criança. "A criança aguardava o transplante que foi marcado para dezembro. Espero que ela aguente a luta até o fim", diz.

Desde 2003, a Fundação Edson Queiroz levanta bandeira da doação através do movimento Doe de Coração, tendo sensibilizado milhares de pessoas e sendo reconhecido pela ABTO com o prêmio Amigo do Doador.

SAIBA MAIS

Relatório anual da ABTO:

Fígado: Ceará fica na liderança por milhão de população por Estado

Rim: Estado fica na 6ª posição nacional, segundo relatório

Coração: Ceará mantém 2º lugar

Pâncreas: Estado está em 4º lugar por milhão da população

Em 2012, foram 435 notificações, sendo que 254 (58%) não tiveram êxito, 181 foram doadores efetivos

Das causas de não concretização das doações, 37% foram devido a recusas familiares, 12% por contraindicação médica, 20% por parada cardíaca e 1% por conta de morte encefálica antes da doação.




Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1231784

Nenhum comentário:

Postar um comentário